A Magnanimidade da Teoria

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Se uma certa estabilidade do texto ético e uma certeza suficiente acerca do conhecimento humano dependem da configuração mais ou menos padronizada das acções humanas e do funcionamento mental, assumem especial relevância cognitiva e ética os casos e fenómenos de irracionalidade na realização de acções e formação de crenças. Estes casos suscitam perplexidades éticas e cognitivas e assinalam o carácter provisório e conceptualmente circunscrito das nossas descrições sobre acções e pessoas. A irracionalidade...

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Descrição

Se uma certa estabilidade do texto ético e uma certeza suficiente acerca do conhecimento humano dependem da configuração mais ou menos padronizada das acções humanas e do funcionamento mental, assumem especial relevância cognitiva e ética os casos e fenómenos de irracionalidade na realização de acções e formação de crenças. Estes casos suscitam perplexidades éticas e cognitivas e assinalam o carácter provisório e conceptualmente circunscrito das nossas descrições sobre acções e pessoas. A irracionalidade tem, no entanto e surpreendentemente talvez, uma ocorrência quotidiana e a sua descrição encontrou lugar de reflexão privilegiada em certos textos. Numa parte substancial deste livro, lê-se a Poética de Aristóteles como se esta fosse um manual ético sobre minudências que interferem, positiva ou negativamente, na racionalidade da acção e um tratado sobre emoções injustificáveismas necessárias. A teoria só é magnânime se puder ver para lá dos contornos do animal belo que, às vezes, é incoerente.

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