Fundamentação da Metafísica dos Costumes

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No Prefácio da obra, o próprio Kant afirma «A presente Fundamentação nada mais é, (...), do que a busca e fixação do princípio supremo da moralidade, o que constitui só por si no seu propósito uma tarefa completa e bem distinta de qualquer outra investigação...

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Descrição

No Prefácio da obra, o próprio Kant afirma «A presente Fundamentação nada mais é, (...), do que a busca e fixação do princípio supremo da moralidade, o que constitui só por si no seu propósito uma tarefa completa e bem distinta de qualquer outra investigação moral», indicando, assim, o objectivo da mesma.Na Primeira Secção - Transição do conhecimento moral da razão vulgar para o conhecimento filosófico - Kant analisa os conceitos de boa vontade, dever, lei moral, máxima da acção, e conclui que o valor moral da acção reside apenas no puro respeito do dever.Na Segunda Secção - Transição da filosofia moral popular para a Metafísica dos Costumes - é apresentado o imperativo categórico, como o imperativo da moralidade e defendida a autonomia da vontade como princípio supremo da moralidade.Finalmente, na Terceira Secção - Transição da Metafísica dos Costumes para a Crítica da Razão pura prática - o conceito de liberdade é considerado como a chave da explicação da autonomia da vontade, e a liberdade é pressuposta como propriedade da vontade de todos os seres racionais. Aqui é justificada a possibilidade do imperativo categórico.Tradução de Paulo Quintela.Introdução e enquadramento crítico de Viriato Soromenho-Marques.

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