Cinema El Dorado
Em Cinema EL DORADO propõe-se um percurso que começa na adopção de um modelo de figuração e narrativa assente na tradição da Pintura e do Teatro naturalistas (Diderot, Antoine e Griffith) e se prolonga na subversão deste paradigma levada a cabo pelas...
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Em Cinema EL DORADO propõe-se um percurso que começa na adopção de um modelo de figuração e narrativa assente na tradição da Pintura e do Teatro naturalistas (Diderot, Antoine e Griffith) e se prolonga na subversão deste paradigma levada a cabo pelas vanguardas europeias dos anos 10 e 20 (os futuristas italianos, a primeira vanguarda francesa e o expressionismo alemão), que proclamavam a especificidade da linguagem cinematográfica e fizeram do cinema um meio não tanto de "reprodução" como de "criação" de uma (nova) realidade que incorpora, nas suas mutações, o próprio cinema (Jean Epstein e Sergei Eisenstein). O "macgufin", ou o "fil rouge", deste conjunto de textos - que contempla também a relação dos autores de "Orpheu" com o cinema, ou alguns filmes de Manoel de Oliveira -, talvez seja a hipótese de uma imagem pensada, do duplo ponto de vista da sua formação e do seu funcionamento, como um "corpo folhado de espectros" (simulacros) que dá a ver (visibiliza) o próprio trabalho (invisível) do mundo.
Detalhes
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Autor:
Fernando Guerreiro -
Editora:
Edições Colibri -
ISBN:
9789896895488
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Edição:
02-2016
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Páginas:
410
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Idioma:
Português